Endoscopia

Endoscopia

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa (tipo de tecido epitelial de revestimento interno das cavidades do corpo que têm contato com o meio externo) do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). Tendo como objetivo analisar a saúde dos tecidos e diagnosticar doenças como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e até mesmo doenças mais graves.

A endoscopia digestiva é realizada com sedativos intravenosos, e o procedimento é feito através de um endoscópio que possui um chip responsável por capturar imagens do sistema digestivo através de uma câmera. Para realizar o exame, é de extrema importância fazer uma dieta leve no dia anterior, pois o procedimento pode

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que tem como objetivo analisar o intestino grosso e o íleo terminal, é indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal. O exame é realizado com o paciente sedado, o médico introduz o colonoscópio pelo ânus, e caso sejam encontrados pólipos ou lesões suspeitas, o médico consegue retirá-los e o material é enviado para biópsia.

Para a realização do exame é necessário que o paciente esteja em completo jejum de alimentos sólidos. Em até 4 horas antes do exame, pode-se ingerir água, água de coco e isotônicos, após esse período não é permitida a ingestão de qualquer líquido ou alimento, inclusive água.

Colonoscopia
PHmetria

PHmetria

A pHmetria esofágica é o exame indicado para diagnosticar a doença DRGE (doença do refluxo gastroesofágico), que é causada pelo retorno de suco gástrico do estômago para o esôfago por meio da avaliação do tempo em que o ácido permanece em contato com a mucosa esofágica durante o período de 24 horas, para definir o padrão do refluxo, que pode ser dos tipos:

- Ortostático (padrão anormal quando o paciente não está deitado);

- Supino (padrão anormal quando o paciente está deitado);

- Biposicional (padrão anormal quando o paciente está deitado ou não).

Para a realização do exame, é necessário que o paciente esteja 6 horas em jejum, não fumar no dia do exame (caso seja usuário de nicotina) e, seguindo as orientações de dieta para as 24 horas seguintes, que serão fornecidas no ato do exame. Na maioria das vezes a phmetria é realizada em ambulatório, com o paciente acordado e com anestesia local.

Manometria esofágica

O exame de manometria esofágica tem como objetivo avaliar e investigar o funcionamento do esôfago, utilizando sensores internos de captação de pressão.A manometria do esôfago é realizada sob anestesia local, com uma sonda colocada em uma das narinas sendo esta conectada a um computador, onde os registros de pressão são convertidos em traçados e imagens topográficas e colorimétricas.

Para o preparo antecedente ao exame é de extrema importância que o paciente fique pelo menos 6 horas em jejum, e sem o consumo de água. O procedimento é realizado com o paciente acordado apenas com anestesia local.

Manometria esofágica
Retossigmoidoscopia

Retossigmoidoscopia

A Retossigmoidoscopia é um exame que tem como objetivo visualizar alterações ou doenças que afetam a porção final do intestino grosso e tumores. Esse exame é bastante semelhante à colonoscopia, a diferença é que a retossigmoidoscopia visualiza somente o reto e o cólon sigmóide, que correspondem aos últimos 30 cm do intestino.

O procedimento não necessita de lavagem intestinal e nem de sedação, como ocorre na colonoscopia. Para a realização do exame, é introduzido através do ânus, um tubo que pode ser flexível ou rígido, com uma câmera na ponta, capaz de detectar lesões, pólipos, focos de sangramento ou tumores.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é feita com um transdutor, que irá gerar imagens que podem ser vistas num computador e deverão ser analisadas pelo médico. Para sua realização é necessário se informar sobre o preparo, pois em alguns tipos de ultrassonografia pode ser necessário beber bastante água, ficar em jejum ou tomar remédios para eliminar os gases.

O seu objetivo é identificar alterações nos órgãos, para isso existem alguns dos tipos mais comuns de ultrassonografia são:

- Ultrassonografia da tireoide: observa o tamanho desta glândula, seu formato e se possui algum nódulo, podendo ainda ser realizado para guiar uma biópsia para que seja retirada uma pequena amostra do tecido, em caso de suspeita de câncer.

- Ultrassonografia abdominal: esse ultrassom serve para investigar a dor no abdômen, se existem líquidos nessa região, avaliar órgãos como o fígado, rins, presença de massas e casos de traumatismo ou pancada.

Ultrassonografia

Convênios

Alguns dos convênios que atendemos.

Clínica

Como chegar

Para mais informações entre em contato!

Ver no mapa

Desenvolvido por: ComuniQ

Agende uma consulta